terça-feira, 19 de outubro de 2010

Born to be Wild



Gosto muito de efeitos em fotografia. É possível criar uma sensação diferente de apenas um registro, e esse é o caso desse efeito: o panning. A técnica é muito simples e é capaz dar a impressão de movimento como o desse casal nessa legítima custom da foto.

O segredo está em "acompanhar" o movimento do seu assunto usando velocidade de obturador relativamente baixas. Nesse caso usei 1/50 seg, mas poderia usar até 1/80 que ainda teria esse efeito. Velocidades menores que 1/60 ou 1/50 seg podem tornar o assunto pouco nítido também, pois manter a câmera estática ou em movimento contante passa a se tornar um problema.

Um dos blogs que sempre acompanho é o Dicas de Fotografia, lá a Cláudia Regina mostra um tutorial para fazer suas próprias fotos em panning. Qualquer câmera pode ser usada (mesma as mais simples), mas resultados bons vêm quando você pode ao menos controlar a velocidade do obturador e a abertura dele.

Se quiser fazer as suas é só seguir o que ela ensina. Boas Fotos!

Para quem quiser ver essa e outras fotos, acesse meu portifólio no Flickr.




4 comentários:

  1. Sensacional, Xavier! Começou em grande estilo! Interessante como um shot do dia-a-dia, como esse da moto, adquire significado quando um efeito bacana é colocado. Claro que o significado está em quem vê a foto, não necessariamente está na foto. Para mim, por exemplo, a impressão é que o casal está vendo o mundo em slow motion!

    Aguardo o próximo post! Boas fotos para você também!

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, FANTÁSTICO!
    Parabéns pelo post!
    Eu sou leigo em fotografia, mas como diz um amgo meu, o bicho homem funciona à base de imagens... Muito legal a foto, deu até vontade de aprender a dirigir motos.
    Grande abraço e até o próximo.

    ResponderExcluir
  3. Amei a idéia do blog, afinal para que fazer fotos tão lindas e talentosas senão para compartilhar com o Mundo. Adorei as fotos, principalmente a da moto e a do detalhe dos intrumentos sendo tocados. Ficou sensacional! Tô super do seu lado para todas as loucuras fotográficas...novos desafios....Te amo!

    ResponderExcluir
  4. Rapaz, você está de parabéns,fiquei emocionada com seu trabalho, e olhe que não gosto de fotos.
    Vá em frente você está dez.

    ResponderExcluir